Aquecedor x climatizador: entenda a diferença e os modelos disponíveis no mercado

Nada melhor do que uma casa confortável e quentinha nos dias frios. Mas, quando as temperaturas ficam mais baixas, aquecedor ou climatizador são ótimas soluções para ajudar a manter os ambientes ainda mais aconchegantes.

Mas, na hora de escolher o melhor aparelho, você sabe a diferença entre aquecedor e climatizador? Para auxiliar os consumidores, a Telhanorte dá dicas para a escolha do modelo ideal para cada necessidade.

+ Guia fácil para cuidar das plantas no outono e no inverno

+ Pintar a casa no inverno? 3 dicas de expert para acertar na escolha da tinta

+ Aquecedor a gás: principais vantagens e dicas de como escolher o melhor modelo para a sua casa

Aquecedores e climatizadores fazem a diferença nos dias mais frios. Fotos: Pexels
Aquecedores e climatizadores fazem a diferença nos dias mais frios. Fotos: Pexels

Os aquecedores têm como função promover o aquecimento do ambiente e podem ser encontrados em diversos modelos, como os de resistência incandescente, cerâmica, a gás ou a óleo. Já os climatizadores são responsáveis por tornar o ambiente mais agradável, amenizando calor ou frio.

Saiba mais sobre cada produto:

Resistência Incandescente.

Trata-se de um aquecedor portátil e possui um custo menor comparado a outros modelos. Costuma aquecer de forma mais rápida, porém seu calor permanece mais próximo ao aparelho, não aquecendo o ambiente como um todo.

Há dois tipos de produtos: elétrico ou termo ventilador. No elétrico, a resistência é visível, tendo apenas uma grade metálica de proteção, não sendo recomendado para locais úmidos, como cozinhas ou lavandeiras. O termo ventilador, por sua vez, possui uma hélice que possibilita espalhar melhor o calor pelo ambiente e ainda conta com uma função de regulagem de potência.

Cerâmico. 

Parecido com o incandescente, o aquecedor cerâmico também tem uma resistência, porém é envolta em cerâmica. Por outro lado, o calor gerado pelo produto circula em todo espaço, aquecendo-o por completo.

A gás. 

O modelo a gás é ideal para ambientes grandes e abertos como bares, restaurantes. Contudo, é contraindicado para locais fechados, devido a sua composição inflamável.

A óleo. 

Este modelo, apesar de ter um custo mais elevado que o incandescente, é eficiente e gasta menos energia. O aquecedor a óleo pode demorar um pouco mais para aquecer, mas consegue fazer isto de maneira uniforme e sem ressecar o ambiente.

Foto: Divulgação
Climatizador. 

Por fim, diferentemente dos aquecedores, os climatizadores não possuem a função de aquecer o ambiente e sim de torná-lo mais agradável, amenizando o frio em 3 ou 4 graus, rapidamente. O produto ainda é funcional para quem não abre mão da economia, pois possui um baixo consumo elétrico.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Quer ver mais dicas como essa? Então, confira outras matérias nossas:

+ 5 cuidados essenciais que você deve ter com as roupas de inverno

+ Décor de inverno: 5 truques para aquecer todos os ambientes de casa

+ 4 dicas para deixar a casa mais aconchegante no inverno sem gastar muito

+ LG lança no Brasil o armário inteligente que limpa e passa roupas sozinho. Conheça o Styler!

Back to top